51 99699.0109

Canoas - RS

 NOSSO BLOG

Confira as novidades

8 de março de 2022
A manutenção preventiva de ar-condicionado empresarial é feita especialmente para garantir a usabilidade do equipamento no longo prazo.

Gostou? Compartilhe

Qual a importância da manutenção preventiva de ar-condicionado

A manutenção preventiva de ar-condicionado empresarial é feita especialmente para garantir a usabilidade do equipamento no longo prazo. Ou seja, para evitar problemas graves que eventualmente vão custar caro para consertar.

A partir do momento em que você faz uma manutenção preventiva adequada, fica mais fácil para gerir o equipamento. Você sabe o real “estado de saúde” do ar-condicionado e poderá ter uma estimativa de eventuais danos pela ação do tempo.

Mas ainda assim, você terá outros benefícios percebidos ao fazer a manutenção do ar-condicionado. Veja a seguir.

Qualidade do ar para as pessoas

A manutenção preventiva do ar-condicionado garante uma maior qualidade do ar para as pessoas. Ou seja, você estará garantindo que as pessoas que trabalham na sua empresa respirem um ar puro e limpo.

Um ar-condicionado sem manutenção e sem a limpeza adequada dos filtros rotineiramente, pode facilmente contribuir para alergias e outros tipos de problemas de saúde. Ou seja, a falta de manutenção pode colocar a saúde dos colaboradores em risco, pelo simples fato de estarem em um ambiente com um ar-condicionado sujo.

Aumento da vida útil do aparelho

Para fazer o ar-condicionado durar mais, você deve considerar uma manutenção preventiva e rotineira. Assim, você terá um aparelho que vai durar por muitos anos sem precisar de trocas. 

Além disso, a manutenção preventiva ajuda a entender quando é hora de trocar determinados componentes que podem afetar o funcionamento do equipamento como um todo.

Muitas vezes, ao trocar uma peça velha ou que está para estragar, faz com que todos os outros componentes tenham uma vida útil mais longa. E assim, o equipamento vai durar mais como um todo.

Economia do gasto de energia

O ar-condicionado vai gastar energia. Não há como fugir disso. No entanto, um ar-condicionado sem as devidas manutenções, vai gastar ainda mais energia. E por isso, não será raro ter uma conta de energia elevada pelo fato de não gerir corretamente o aparelho de ar-condicionado.

A manutenção preventiva do ar-condicionado faz com que ele possa trabalhar de maneira saudável, sem consumir tanta energia. A limpeza, troca de componentes ou ajustes pontuais é capaz de economizar energia no fim do mês.

O que é o PMOC e por que você deve fazer

A manutenção preventiva regular deve ser feita de tempos em tempos. E para isso, você deve cumprir com as obrigatoriedades do PMOC, que é o Plano de Manutenção, Operação e Controle, criado pela Lei n° 13.589/2018.

Sem o PMOC em dia, escritórios públicos e privados podem receber multas pela falta de higienização dos aparelhos de ar-condicionado e climatização em geral.

Portanto, além de todos os benefícios que a higienização e manutenção do ar-condicionado traz para os colaboradores, é importante executar o PMOC para ficar dentro da Lei.

Conte com a HS Climatizações para realizar a PMOC dos equipamentos de climatização da sua empresa. Entre em contato com a gente pelo WhatsApp ou então pelo nosso e-mail, que é: contato@hsclimatizacoes.com.br.

A HS Climatizações está em Canoas-RS.